CARTÃO CIDADÃO 2019 → COMO FAZER E SOLICITAR – (CAIXA)

Criado pelo governo federal com o intuito de facilitar e unificar todas as contas consideradas funcionais, o Cartão Cidadão 2019, é emitido pela Caixa Econômica Federal. A intenção com sua criação foi melhorar o acesso aos benefícios estabelecidos por lei aos quais os trabalhadores têm direito, tais como seguro-desemprego e abono salarial, entre tantos outros.

O Cartão Cidadão trata-se de um cartão tarjado e magnético, de uso pessoal e intransferível, muito semelhante aos cartões de crédito e débito convencionais oferecidos pelas instituições financeiras aos seus clientes, mas que é voltado a tornar mais fáceis as consultas e as movimentações referentes aos benefícios ligados ao FGTS, ao PIS entre outros.

Também os programas de transferência de renda, tais como o Bolsa Família 2019, por exemplo, são consultados e movimentados com auxílio do Cartão Cidadão, que vamos conhecer melhor nas próximas linhas.

Solicitar Cartão Cidadão 2019

O trabalhador que deseja tê-lo deverá seguir alguns procedimentos para efetuar sua solicitação, já que o processo para saber como fazer o Cartão Cidadão é bem particular e segue alguns preceitos básicos que deverão ser respeitados.

CARTÃO CIDADÃO 2019

Estabelecido em substituição ao antigo Cartão do Trabalhador, o Cartão Cidadão poderá ser solicitado apenas para cidadãos que tenham de fato algum benefício a receber que seja pago através da Caixa Econômica Federal.

Caso você se encaixe neste requisito, você poderá solicitar o Cartão Cidadão 2019 pelo telefone 0800-726-0207, ou então se dirigindo diretamente até uma agência do banco, munido da documentação necessária:

  • CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência.

Para quem já é correntista da Caixa Econômica Federal, o processo de solicitação é bem mais ágil, pois a maior parte das informações já consta no cadastro da instituição, sendo necessário apenas comprová-las novamente, tanto na opção por telefone, quanto na opção da agência.

Senha Cartão Cidadão 2019

Após receber o Cartão Cidadão da Caixa, o trabalhador deverá cadastrar uma senha de acesso, que deverá ser pessoal e intransferível, e que irá ser utilizada em praticamente todas as movimentações e consulta feita através dele.

CARTÃO CIDADÃO 2019

A senha Cartão Cidadão poderá ser cadastrada pelo trabalhador diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, diretamente nos caixas, ou então, ela poderá ser cadastrada em uma casa lotérica também, em um procedimento extremamente simples.

Há também a opção de realizar este cadastro de senha Cartão Cidadão por telefone 0800-726-0207, na opção de cadastro de senha, bastando ao trabalhador seguir as instruções que serão passadas na ligação.

É importante ressaltar que a senha Cartão Cidadão 2019 deverá ter 6 dígitos numéricos, e deverá ser secreta, não sendo recomendável que ela seja repassada para outras pessoas, por exemplo.

O procedimento de cadastramento desta senha do Cartão Cidadão da Caixa exigirá do trabalhador os seguintes requisitos:


01. Presença do cartão, propriamente dito, além de um documento de identidade.


02. No momento desde cadastramento, deverá ser digitado um número de fácil lembrança por parte do trabalhador, mas que não seja tão óbvio quanto uma data de aniversário, por exemplo. Após digitar os 6 números, o trabalhador deverá confirmá-los.


Desbloquear Cartão Cidadão

Uma dúvida muito constante na cabeça de muitos trabalhadores tem relação com o desbloqueio do Cartão Cidadão, que poderá ser feito por meio de um procedimento extremamente simples.

Para desbloquear o Cartão Cidadão da Caixa o trabalhador terá de ligar na central de atendimento da Caixa, no telefone 0800-726-0207, ouvindo o menu, procurando escolher a opção “Desbloqueio do Cartão do Cidadão”.

Ao fazer a escolha da opção correta, o trabalhador será direcionado para um atendente, que lhe fará algumas confirmações para ter certeza de que se trata do titular, para então efetuar o desbloqueio do Cartão Cidadão.

2 Via Cartão Cidadão

CARTÃO CIDADÃO 2019Caso o trabalhador perca o seu cartão, é perfeitamente possível solicitar a 2ª via do Cartão Cidadão, sendo que uma das mais práticas formas de se fazer isto é pelo telefone, portando o número do PIS PASEP.

Ligando no telefone 0800-726-0207, de maneira gratuita, dentro do horário de funcionamento, que é das 10 às 18 horas para este tipo de solicitação, de segunda a sexta-feira, o trabalhador poderá fazer o cartão cidadão da Caixa.

Algumas informações serão solicitadas para confirmar que se trata do titular do Cartão Cidadão, e após isto, uma nova via será pedida, sendo que o prazo para chegada dela no endereço confirmado pelo titular será de até 15 dias corridos.


Então, se você é um trabalhador que tem benefícios para receber e para consultar através do Cartão Cidadão e ainda não o possui, procure solicitar um o quanto antes, pois ele irá facilitar em muito a sua vida.

E caso você tenha perdido o seu, faça a solicitação da 2ª via do Cartão Cidadão para voltar a ter as facilidades oferecidas por esta ferramenta tão importante para a vida dos trabalhadores brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *